O quinto mês do ano rendeu coisas boas para os nossos ouvidos.
Para quem acompanhou intensamente o mês de maio, tivemos novidades de muita gente boa aqui no Brasil e fora dele, como nos casos dos novos discos de Corinne Bailey Rae e do Zeca Baleiro.
Quem também soltou material novo em maio foi o Dinosaur Jr, que volta a ativa depois de quase quatro anos; Chance The Rapper e Die Antwoord, que soltaram novas mixtapes; além de Eric Clapton, James Blake e o Beeshop que soltaram álbuns novos.
Quer mais? Tem músicas soltas do Biffy Clyro, Garbage, Tulipa Ruiz, Alicia Keys, Red Hot Chili Peppers e mais algumas coisinhas que você precisa ouvir para entender o que foi o mês de maio para a música, certo?
“Efímera”, de Tulipa Ruiz
Em 2010, Tulipa Ruiz lançou o seu álbum de estreia no meio musical. Com Efêmera, a cantora se mostrou para o Brasil graças a músicas como “Do Amor”, “Só Sei Dançar Com Você”, “Pontual” e também a faixa que dá nome ao álbum. Quase seis anos depois, Tulipa revisita o seu debut e entrega aos fãs uma versão em espanhol da faixa título. Além da bela voz de Tulipa, “Efímera” ainda conta com backing vocal do Negresko Sis, trio formado por Céu, Thalma de Freitas e Anelis Assumpção.
“Where I Belong”, do KONGOS
No mês passado, nós falamos de “Take It From Me”, o primeiro single do novo álbum do Kongos. Pois bem, dando continuidade ao processo de divulgação do Egomaniac, a banda liberou nesse mês a também interessante “Where I Belong”. Vale lembrar que o sucessor de Lunatic chega às lojas no próximo dia 10 de junho.
“Dark Necessities”, do Red Hot Chili Peppers
Sabe aquela música que te tira da zona de conforto enquanto fã? Foi com essa sensação que ouvi – por muitas vezes – o primeiro single do novo álbum do Red Hot Chili Peppers, “Dark Necessities”. Com uma construção que foge totalmente dos singles recentes da banda, a faixa leva o quarteto californiano para uma nova direção e cria uma (boa) expectativa em torno do disco. The Getaway tem seu lançamento marcado para o dia 17 de junho.
“In A Drawer”, do Band Of Horses
O Band Of Horses está prestes a soltar o seu novo álbum de estúdio. Com o nome de Why Are You OK, o trabalho será lançado no próximo dia 10 de junho e teve mais uma de suas faixas divulgada no mês de maio. Trata-se de “In A Drawer”, que ganhou um lyric-video bem interessante e é uma das boas apostas da banda, que não lançava material inédito desde 2012.
“Real Love Baby”, do Father John Misty
Se tem uma coisa que Josh Tillman não tem é tempo. O homem por trás do sexy Father John Misty aproveitou o período movimentado de shows e aparições em TV para soltar uma faixa inédita. Se no ano passado, FJM disponibilizou o excelente I Love You, Honeybear, em 2016 o cantor mantém a fórmula sedutora apaixonante de suas músicas com “Real Love Baby”. E que fórmula.
[soundcloud]https://soundcloud.com/fatherjohnmisty/real-love-baby[/soundcloud]
“Ultimamente Nada”, do Zeca Baleiro
No recém finalizado mês de maio, Zeca Baleiro lançou o seu novo álbum, Era Domingo. Com onze faixas, o disco passeia pelas principais influências do músico maranhense e é um trabalho bem interessante de ouvir. Dentre as faixas, tem “Ultimamente Nada”, que fecha o álbum e é talvez uma das músicas mais gostosas de ouvir que o Zeca já fez.
“Can’t Stop The Feeling”, do Justin Timberlake
Maio foi o mês em que Justin Timberlake resolveu colocar todo mundo para dançar… de novo… mais uma vez. “Can’t Stop The Feeling” faz parte da trilha sonora do filme Trolls e o seu clipe representa bem a vontade de todo mundo ao ouvir a música: Sair balançando por aí sem medo de ser feliz.
“Do You Ever Think Of Me?”, de Corinne Bailey Rae
The Heart Speaks in Whispers é a volta ao mundo musical de Corinne Bailey Rae e isso não poderia ter acontecido da melhor forma possível. Lançado em maio, o novo álbum da cantora britânica compensa cada ano de espera dos fãs pelo sucessor de The Sea (2010). Entre as boas faixas do disco – que são muitas – está “Do You Ever Think Of Me?” e seus mais de cinco minutos que combinam a bela voz de Corinne com um soul/blues cativante.
“Calor do Amor”, de Mahmundi
Lançado em maio, o primeiro full álbum da cantora Marcela Vale – mais conhecida como Mahmundi – é recheado de boas músicas e é um daqueles que se tornará obrigatório ao longo do ano. Com 10 músicas e produção de Carlos Eduardo Miranda, eu poderia ter escolhido qualquer uma das faixas para fazer essa dica, no entanto o fascínio em torno de “Calor do Amor” tornou impossível escolher outra coisa e isso levou pouco mais que 30 segundos para acontecer. Experimente.
“Save Me”, do Beeshop
Lucas Silveira deu um tempinho nas datas comemorativas da Fresno e soltou o segundo álbum de seu projeto Beeshop. The Life And Death Of Beeshop conta com oito faixas e uma delas é a já conhecida “Save Me”. No entanto, se a música anteriormente era pautada pela melancolia, agora ela ganha uma nova roupagem e ficou bem diferente da versão anterior. Bem diferente mesmo.
“Even Though Our Love Is Doomed”, do Garbage
A voz de Shirley Manson é sempre uma coisa boa de se ouvir, assim como o Garbage é sempre uma banda boa de se ouvir. As duas coisas se casam e isso não é diferente com a sombria “Even Though Our Love Is Doomed”. Lançada na semana passada, a faixa faz parte do novo álbum da banda, Strange Little Birds, cujo lançamento está previsto para o próximo dia 10 de junho.
“Animal Style”, do Biffy Clyro
Ellipsis está chegando e, antes do álbum completo ficar disponível, o Biffy Clyro vai entregando pequenas amostras do novo trabalho. Após tocar a faixa ao vivo em alguns shows, a banda liberou o áudio oficial de “Animal Style”, segundo single do disco que será lançado no dia 08 de julho. Pra mim, a faixa é ainda melhor que o primeiro single, “Wolves Of Winter”.
“I Need A Forest Fire” (feat. Bon Iver), do James Blake
O britânico James Blake resolveu pegar todo mundo de surpresa em maio com um novo álbum. No início de maio, Blake colocou na rua o The Colour In Anything, resultado de quase um ano e meio de trabalho em estúdio ao lado de nomes como Rick Rubin e Justin Vernon. O sucessor de Overgrown (2013) conta com 17 faixas e um dos destaques fica por conta de “I Need A Forest Fire”, que tem a participação de Bon Iver.
“Tiny”, do Dinosaur Jr
2016 é o ano que marca o lançamento de mais um disco de inéditas do Dinosaur Jr e, só por isso, o ano já deveria ser especial. No entanto, a banda tratou de jogar a expectativa em torno do disco lá no alto após divulgar duas de suas músicas: “Tiny” e “Goin’ Down”. As faixas são as duas primeiras de Give a Glimpse of What Yer Not, que será lançado no dia 05 de agosto.
“In Common”, de Alicia Keys
Fazia tempo que eu não me empolgava com algum material novo da Alicia Keys. No entanto, bastou “In Common” aparecer de surpresa e não gerar expectativa para que o retorno fosse satisfatório. Dançante e mostrando o melhor da voz de Alicia – sem exageros recentes, a faixa foi solta de forma avulsa mas pode integrar um novo álbum da cantora. Essa informação no entanto, só Alicia poderá nos revelar.
“Dominos”, do Peter Bjorn and John
Em junho, o Peter Bjorn and John solta o seu novo álbum de estúdio, Breakin’ Point. Após lançar os singles “What You Talking About?” e “Breakin’ Point”, o trio sueco liberou em maio a empolgante “Dominos”. Te desafio a não sentir vontade de mexer o corpo enquanto escuta.
“Old Skool”, do Metronomy
Falando em single dançante, os britânicos do Metronomy anunciaram um novo álbum de estúdio. Summer 08 deve ser lançado no dia 01 de julho e, enquanto a data não chega, o grupo soltou um single para aguçar a curiosidade das pessoas. Trata-se da setentista e interessante “Old Skool”, que você ouve abaixo.
“Joyride (OMEN)”, do Chevelle
Tentando apagar as impressões erradas deixadas com o seu último álbum, o confuso La Gargola (2014), o Chevelle anunciou o lançamento de um novo disco. Com o nome de The North Corridor, o disco contará com 10 faixas, será lançado no dia 08 de julho e tem como primeiro single a boa “Joyride (Omen)”. Agora, resta saber se o disco se manterá no mesmo nível.
“Spiral”, do Eric Clapton
No último dia 20, Eric Clapton soltou o seu novo álbum de estúdio, I Still Do. O disco, que conta com a produção de Glyn Johns, é o vigésimo terceiro da carreira do guitarrista e conta com releituras de clássicos da música e algumas faixas inéditas. Uma das inéditas é a excelente “Spiral”.
“No Problem (feat. 2 Chainz & Lil Wayne)”, de Chance the Rapper
Coloring Book é o nome da nova mixtape de Chance The Rapper. No trabalho, o rapper norte-americano conta com um time grande de convidados que vão de Kanye West a Justin Bieber, passando por Saba, Future e T-Pain. Quem também faz parte da mixtape é a dupla Lil Wayne e 2 Chainz, que dividem com Chance os vocais da interessante “No Problem”, uma das melhores da mixtape.
“Gucci Coochie”, do Die Antwoord
Depois de passar pela América do Sul durante o período de (quase) todos os Lollapaloozas, o Die Antwoord colocou na rua uma nova mixtape. Com o nome de Suck On This, a fórmula é a que todos já estão acostumados. Uma das boas amostras da mixtape é a faixa “Gucci Coochie”, que tem participações de Dita Von Teese e The Black Goat and God.
Quer as dicas anteriores de 2016? Veja as dicas de abril, março, fevereiro e as de janeiro. Para ouvir todas as músicas, corra e veja nossa playlist no Spotify.