Reviews

Review: Nicki Minaj – Pink Friday 2

Sempre considerei Nicki Minaj uma artista consistente, e essa opinião ainda prevalece. No entanto, ao analisar seu mais recente álbum, Pink Friday: 2 – lançado no dia 08 de dezembro, fica evidente que o tempo afastada da indústria pode ter impactado algumas áreas, talvez até mesmo datando a sua abordagem musical.

Sou um grande fã de Pink Friday e considero The Pinkprint um dos maiores álbuns já feitos no gênero mas, neste novo projeto, sinto falta de uma Nicki mais ousada e objetiva. Falta aquela energia que vimos em faixas como “Up in Flames”, “Beez in the Trap”, “Pound the Alarm” ou ate mesmo o super hit “Starships”.

 

Nicki Minaj – Pink Friday 2. [Foto: Divulgação]
Houve, sem dúvida, um salto de maturidade em Queen, mas parece que esse amadurecimento ficou retido lá é não foi totalmente transmitido para esse novo trabalho. O álbum não sofre tanto por não ter uma continuidade, mas sim por apresentar faixas inconsistentes. Em vários momentos, o disco parece repetir fórmulas, dando a sensação de ser um conjunto de descartes do início da carreira da artista.

Se há algum destaque, são as inúmeras pontes em algumas canções, frequentemente seguidas por uma virada musical que altera a dinâmica da música. No entanto, questiono até que ponto isso funciona. Seria mais prudente agrupar as faixas mais “futuristas” em um trabalho coeso? A disparidade temática e a falta de linearidade incomodam, criando um cenário em que as faixas parecem trabalhar as mesmas ideias sem uma progressão clara.

Nicki, indiscutivelmente, é a maior referência no gênero, mas é questionável manter essa qualidade ao longo do tempo. No entanto, é inegável que ela mantém um flow impecável, explorando todas as suas habilidades vocais, permanecendo fiel a si mesma e demonstrando ser uma artista de longevidade.

O álbum pode não comprometer a legitimidade de Nicki, comparando-o com muitos trabalhos na indústria. Até o que não é tão bom dela supera muitos trabalhos de outros artistas, inclusive alguns rappers que jamais teriam a expertise de atuar em certas produções.

O disco merece menção honrosa a faixa “Red Ruby Da Sleeze”, que encapsula o melhor de Nicki, a musica tem flow, tem personalidade, boa produção e valoriza a voz da rainha do rap.

No disco, a produção faz uso de samples que vão de Billie Eilish até Cyndi Lauper, propondo uma conversação entre as músicas. No entanto, o exagero nas modificações deixa a estrutura fora de tom, quebrando no meio a ideia de renovação de grandes hits do passado. A quebra de experiências no fim se baseia em expectativas fundamentadas em entrelaçamentos sonoros que infelizmente não acontecem, ficam para sempre no quase.

Basear as expectativas no excelente primeiro single “SUPER FREAK GIRL” foi um equívoco, reconheço. Senti falta da essência que tivemos nas eras “Pink Friday” e da maturidade de “Queen”, da exploração mais profunda nas composições.

A pós-produção e os feats, com exceção da colaboração com Lil Wayne (que sempre funciona bem), são inferiores a qualquer música já feita pela cantora. As misturas de samples se destacam entre montagens fora de tom e mixagens bagunçadas.

Minha luz no fim do túnel são as músicas funcionando ao vivo. Nicki, acredito em você! No entanto, até agora, não compreendi totalmente a mensagem que Nicki quis transmitir neste álbum.

Nicki, eu te amo, mas hoje não.

Nicki Minaj – Pink Friday: 2

Lançamento: 08 de dezembro de 2023
Gravadora: Young Money – Universal Republic Records
Gênero: Hip-Hop/rap
Produção: Finneas, Tate Kobang, Hollywood Cole, YG! Beats, ATL Jacob, Murda Beatz, OJ Finessey, DB!, Hendrix Smoke, Kuji, Boi-1da, Fierce, Apollo Parker, 116, YogiTheProducer, Dr. Luke, DJ Smallz 732, FnZ, Keanu Beats, BoogzDaBeast, Slade Da Monster, Go Grizzly, Cheeze Beatz, Basbeats, Melio Sounds, J Reid, Malibu Babie, Vaughn Oliver, Aaron Joseph, Jess Carp, Don Cannon, Sean Momberger, B Ham, Vincent “Life” Shaw, Bnyx, SadPony, Beau Nox, TooDope!, Frankie Bash, Bone Collector, Habib Defoundoux.

Faixas:
01. Are You Gone Already
02. Barbie Dangerous
03. FTCU
04. Beep Beep
05. Fallin 4 U
06. Let Me Calm Down (Feat J. Cole)
07. RNB (Feat. Lil Wayne and Tate Kobang)
08. Pink Birthday
09. Needle (Feat. Drake)
10. Cowgirl (Feat. Lourdiz)
11. Everybody (Feat. Lil Uzi Vert)
12. Big Difference
13. Red Ruby Da Sleeze
14. Forward From Trini (Feat. Skillibeng and Skeng)
15. Pink Friday Girls
16. Super Freaky Girl
17. Bahm Bahm
18. My Life
19. Nicki Hendrix (Feat. Future)
20. Blessings (Feat. Tasha Cobbs Leonard)
21. Last Time I Saw You
22. Just the Memories