Não, você não leu o título da matéria errado… é isso mesmo: um festival brasileiro vai reunir 168 bandas com mulheres em seu line-up. Todas as bandas têm, pelo menos, uma integrante ou convidada mulher para essa apresentação especial. Essa é a terceira edição do Caio Indica Fest, festival online realizado por Caio Cesar, redator do portal Roadie Metal.
Serão sete dias de shows espalhados pelo mês de março, que celebra o Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de fortalecer a presença feminina dentro da cena de música independente do Brasil. A maioria das atrações é nacional, mas também há artistas internacionais confirmados no evento, que reúne bandas de diversos estilos dentro dos gêneros rock e metal. O festival será transmitido pelo YouTube, no canal Caio Indica, nas seguintes datas e horários:
12/03 (sexta) – 21h
13/03 (sábado) – 20h
14/03 (domingo) – 20h
19/03 (sexta) – 20h
20/03 (sábado) – 20h
21/03 (domingo) – 20h
28/03 (domingo) – 20h
O line-up pode ser conferido no vídeo abaixo:
Todo o evento será também apresentado por mulheres, contando no total com a participação de 57 apresentadoras, sejam cis ou trans, entre musicistas, redatoras, divulgadoras e integrantes de projetos que atuam em prol da cena e da participação feminina nela. Todas foram escolhidas a dedo por Caio, que acompanha, curte e apoia seus trabalhos. Conversamos com ele para sabermos mais sobre a história do evento e o que o motivou a colocar de pé um festival tão megalomaníaco, que exige muita dedicação e trabalho.
Audiograma – São sete dias de evento! É realmente muita coisa. Quantas bandas vão se apresentar no festival no total e por que fazer um evento tão grande?
Caio – Ao todo o festival terá 168 atrações, entre trabalhos solo e bandas. Quis refletir na grandeza do festival a grandeza da cena rock & metal nacional, colocando por terra todo e qualquer comentário que diga o contrário. Temos um verdadeiro celeiro de bandas em nosso país!
Nessa terceira edição todas as bandas têm pelo menos uma integrante mulher, certo?
Exatamente. As bandas têm ao menos uma integrante mulher, não importando a função dela o grupo. Em casos de banda totalmente masculina, há um featuring com mulheres, caso por exemplo da Vikram, que contará com a participação da vocalista japonesa Saeko Kitamae.
Como surgiu o Caio Indica Fest?
O Caio Indica Fest é derivado do projeto Caio Indica, que criei em 2019 com o objetivo de divulgar bandas de rock e metal de todo o Brasil. Inicialmente no Facebook, o projeto ganhou ramificações para o Instagram e YouTube. A chegada da pandemia, que privou os músicos de se apresentarem nos locais físicos e cancelou diversos eventos, me fez intensificar esse trabalho de divulgação. Ao perceber que fests online como os da Roadie Crew, Heavy Talk e LVNA estavam movimentando a cena, decidi também organizar um, tendo estes como inspiração, e em outubro de 2020 veio a nossa primeira edição, que foi bem elogiada. O segundo fest aconteceu em dezembro, também bem sucedido. Agora vamos com força para a terceira edição!
Quais foram os destaques das duas primeiras edições?
As duas primeiras edições do Caio Indica Fest concederam oportunidade de várias atrações se apresentarem pela primeira vez em festivais online, caso, por exemplo, das bandas Scherzo, Vennecy, Holy Jam e Heavy Smasher. Outro acontecimento que me chamou a atenção foi uma coincidência: no terceiro dia da segunda edição, em dezembro, a banda de metal sinfônico Hamen iniciava a sua performance no mesmo instante em que se encerrava uma votação internacional que premiou a vocalista Monica Possel como melhor vocal operístico.
Por que decidiu fazer uma edição especial de mulheres?
O projeto sempre buscou dar a merecida valorização ao trabalho feminino na cena, combatendo qualquer tipo de machismo, preconceito e pormenorização dos feitos delas. Antes mesmo da primeira edição ir ao ar, já tinha em meus pensamentos o desejo de promover uma edição somente de bandas com mulheres e cantoras solo, e nada mais marcante que escolher o mês de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, para elencá-lo. A melhor resposta que elas podem dar a estes comentários negativos e depreciativos é fazendo o que sabem: cantando, compondo, tocando seus instrumentos e produzindo músicas com perfeição.
Conta um pouco sobre você, sua profissão, como começou a gostar de rock etc.
Tenho 30 anos e moro em Vitória, no Espírito Santo. Sou bacharel em Direito e no momento curso Letras-Português. Meu primeiro contato com o rock foi bem novo, ao escutar o “The Best of 1980-1990”, coletânea do U2 que meu pai possuía. Também na infância adentrei ao metal quando ouvi e me encantei com o grandioso “Powerslave”, do Iron Maiden. Desde então, a paixão por esses gêneros é crescente.
Como você faz para conhecer bandas novas do Brasil?
Saio pesquisando incessantemente sobre novos trabalhos relacionados ao rock e metal no Brasil, através dos canais no YouTube, perfis nas redes sociais. Além disso, amigos de outros estados também me fazem indicações.
Por que você decidiu encarar todo esse trampo pra fazer um festival online?
Porque possuo um amor incondicional por essa cena e quero mostrar sua grandeza. Por mais árduo que possa ser organizar um evento dessa magnitude, vou sempre em frente. E, quando um desânimo ousa bater, recebo apoio e força pra seguir em frente.
Quem são os apoiadores do evento?
Os apoiadores são: Acesso Music, Bode Metal, Conservatório Ever Dream, Garotas do Front, Headbangueira, Lunar Productions, LVNA, Metal no Papel, Metal no Vale, Metal Supremacy, Necropsya Metal Radio, O SubSolo, Rádio Rota 220, Revista Inferis, Roadie Metal, Underground Extremo e Valhalla Metal. Todos são projetos atuantes em prol da cena e que o Caio Indica também concede apoio.
Tem bandas do Brasil inteiro no fest?
Sim! As cinco regiões do Brasil estarão representadas no fest. Além disso, também teremos bandas da Argentina, Chile, Equador, Portugal e Austrália.
Como vai rolar a transmissão? Onde vai passar?
A transmissão se dará exclusivamente no canal Caio Indica no YouTube, com início às 21h no primeiro dia (12/03) e às 20h nos demais dias. Será previamente gravado, mas irá ao canal em formato de estreia, com chat para que os membros das bandas e os espectadores possam interagir.
E é verdade que vai rolar transmissão internacional também? Como funciona?
Como disse acima, a transmissão será exclusivamente no canal Caio Indica. Mas, considerando que teremos bandas internacionais e também desejando que o povo estrangeiro conheça nossas bandas brasileiras, disponibilizei os horários de exibição do fest em outros países também, para que ninguém perca.
Serviço: CAIO INDICA FEST 3 – WOMEN EDITION
12/03 (sexta) – 21h