Em meio à pandemia, o já tradicional e aclamadíssimo festival da Cultura Inglesa chega à sua 24ª edição em formato inédito 100% digital por meio de uma plataforma exclusivamente concebida para o projeto, que liga cultura, educação e arte em uma ponte Brasil – Reino Unido. O evento, que vai até o dia 28 de março, começou ontem e tem como principal atração a live de Caetano Veloso que rola hoje, domingo (07/03), às 19h horas, no site oficial do festival. Toda a programação é gratuita.
Caetano vai conversar com o poeta, escritor e compositor Felipe Franco Munhoz sobre sua experiência morando em Londres entre 1969 e 1972. Caetano e Gilberto Gil foram para a capital inglesa exilados pela ditadura militar, depois de passarem três meses presos em Salvador.
Na terra da rainha, Caetano fez dois discos cheio de influências da cultura britânica, misturando letras em inglês e português: o homônimo Caetano Veloso, de 1971; e o seminal Transa, de 1972; que virou um verdadeiro ícone da música brasileira. Na live deste domingo, ele também vai tocar algumas músicas desse período de exílio londrino e de seu repertório em inglês. Mas, apesar das criações importantíssimas para sua carreira, ele foi para Londres à força e contrariado: “Nunca quis morar fora do Brasil. Ser exilado me deixou meio deprimido”, disse Caetano em entrevista ao Correio Brasiliense.
Assim como na live de Caetano, a programação do festival celebra a diversidade cultural e o cruzamento de diferentes linguagens artísticas, com apresentações de artistas de dentro e fora do país cuja obra é atravessada pela influência da cultura britânica. Com inúmeras atrações, o site do festival (www.culturainglesafestival.com.br) permite que o público crie sua própria experiência, interagindo e montando uma curadoria customizada depois de criar seu perfil na plataforma. Outro grande destaque do evento são os recursos de acessibilidade e inclusão, com libras e audiodescrição para todas as atividades.
Se você perdeu a live do Caetano no domingo, não se preocupe! Ela vai ficar disponível sob demanda até o dia 28 de março no site do festival, para que todos possam assistir a qualquer hora e lugar.
“O conceito desta primeira edição digital do Cultura Inglesa Festival é ‘culture (re)start’, ou ‘recomeço da cultura’. A intenção foi criar um espaço de reflexão para temas importantes dos tempos atuais e como os festivais podem responder a esse momento sem perder o seu propósito central, que é o da celebração do encontro. Além de uma experiência inovadora de fruição individual e coletiva, o festival traz na programação a excelência artística, a vanguarda da cultura britânica e o diálogo e colaboração entre artistas de diferentes territórios e visões de mundo”, destaca Liliane Rebelo, Gerente de Cultura e Sociedade na Cultura Inglesa.
Em 2021, o Cultura Inglesa Festival chega mais versátil do que nunca, com mais de 60 opções de atrações. Entre elas, estão a releitura de clássicos da música pop e erudita britânica, exibição de filmes e documentários inéditos, apresentações de dança e poesia, artes visuais e imersão digital nos mundos da gastronomia, do audiovisual e da ciência, além de propor importantes discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente.
Há também uma programação especial para crianças com exibição de animações, show de mágica e contação de histórias interativa e duas competições abertas à participação do público: o DepicT! Brasil, versão brasileira da competição britânica de filmes de 90 segundos, e o 1º Slam CI, campeonato de poesia falada.
.
Confira as outras atrações musicais do CIF 2021:
11/03 – São Yantó
O cantor apresenta sua releitura do repertório da banda britânica Queen, com nova roupagem e linguagem eletrônica e vocal.
12/03 – Blubell
A artista apresenta sua releitura do icônico White Album dos Beatles, tocado na íntegra e na ordem original do disco.
13/03 – Anelis Assumpção
A cantora e compositora brasileira, filha do falecido cantor e compositor Itamar Assumpção, canta Bob Marley.
14/03 – Tributo à Amy Winehouse
Ao lado do pianista Danilo Penteado, a atriz, cantora e influencer Luciana Paes apresenta seu tributo à saudosa artista inglesa.
20/03 – Luedji Luna e Anaiis
A cantora baiana Luedji Luna convida Anaiis, artista franco-senegalesa baseada em Londres, para um pocket show ao vivo tocando seu repertório e apresentando o projeto de colaboração internacional da dupla.
A programação completa do 24º Cultura Inglesa Festival está disponível na plataforma digital do evento: www.culturainglesafestival.com.br.