Hayley Williams - FLOWERS for VASES / descansos
Reviews

Review: Hayley Williams – FLOWERS for VASES / descansos

Depois de entregar uma fita na casa de uma fã com a música “My Limb” no meio da madrugada com um bilhete pedindo para ela vazar a música, Hayley Williams finalmente mostrou o irmão mais velho do Petals for Armor.

FLOWERS for VASES/descansos criou forma e já está disponível em todas as plataformas digitais. A integrante do Paramore escreveu, compôs e gravou todos os instrumentais do seu novo álbum na sua residência no Tennesse e o anunciou de surpresa em suas mídias sociais.

O trabalho é o que chamamos de um álbum denso, pesado e talvez cruel sobre o peso de ser adulto, principalmente depois de dezesseis anos no mundo da música e sete álbuns, sendo um solo lançado a pouco menos de um ano. Inclusive a cantora fez um certo mistério quando enviou partes de bonecas e um bilhete escrito “plante me” contendo sementes para alguns fãs. “Tinha esse peso”, diz ela. “Era hora de colocar uma nova vida nesses vasos e levá-la adiante, ao invés de carregar esses pequenos esqueletos de flores mortas”.

Descansos inclusive tem origem latina e é uma referencia a memoriais de beira de estradas que marcam tragédias pessoais. Para Hayley, que se inspirou no livro Mulheres que correm com os lobos, os descansos são demarcações de momentos de transformações na vida de uma pessoa. A veia artística e emocional de Williams fica notória a cada música e mostra o tirar das armaduras das pétalas em melodias suaves com nuances de dor e de livramento. Flowers for Vases talvez fez o que Petals for Armor não fez que é despir e abordar de uma forma sútil o que a cantora norte americana quis dizer.

É um álbum coeso, limpo e silencioso. Hayley Williams lida com o luto, com as metáforas do amor e desamor. A arte sendo arte! No decorrer das músicas conseguimos sentir uma certa vulnerabilidade e um lado mais sensível da cantora, que não poupa versos românticos e melancólicos.

Hayley Williams

O Paramore Brasil falou bem sobre algumas das músicas através do Twitter e, abaixo, destaco algumas partes interessantes.

Em “First Thing To Go” a cantora fala sobre ter esquecido o som da voz de alguém e não querer perder outras partes. Esse seria o medo daqueles que lidam com o luto, mas isso não é sobre uma pessoa em especifico, mas sobre tudo que ela perder nessa caminhada. Amigos, colegas de banda, o divorcio e recentemente um acidente envolvendo a sua avó para quem dedicou “Leave It Alone” em Petals For Armor.

Em “Asystole” podemos inclusive sentir um ritmo “cardíaco” e é aí que mora a curiosidade pois Assistolia é o nome dado à baixa frequência cardíaca que é quando o coração está parando de funcionar. É um termo técnico que indica morte clínica. “Good Grief” é outra música sobre o luto. Ela diz que não é bom vivê-lo e sobre a possibilidade de abandonar essa sensação. “Wait On” é sobre a vida seguir em frente mesmo sem a presença de alguém. Inclusive tem referências aos álbuns do Paramore, como a palavra “clouds” (“26” do After Laughter), “fairytale” (“Brick Bring By Boring Brick” do Brand New Eyes) e “hearts yet to be broken” (“Rose Colored Boy” do After Laughter).

“Inordinary” tem uma referência direta à música “Renegade”, parte do Singles Club. A música fala sobre o início de sua adolescência ao lado da mãe, que passou por um relacionamento abusivo. As duas recomeçaram a vida em Tennessee, onde “o aluguel era barato”.

No começo de “HYD”, Hayley se irrita com os barulhos externos à gravação do álbum, que foi gravado inteiramente em sua casa. “Você está de brincadeira comigo?”. Essa foi uma das músicas incompletas postadas em seu Instagram depois do lançamento do PFA.

Ao fundo da música “Descansos” no entanto, podemos ouvir gravações de possíveis fitas de quando Hayley era criança. Ao contrário do que os ‘descansos’ originalmente significam, na música, eles marcam o momento do nascimento, da vida.

Aqui vai um agradecimento à Hayley Williams por ter nos presenteado com dois álbuns em um momento delicado como a pandemia que estamos passando (será que ela aprendeu isso com Taylor Swift sua amiga de longa data que lançou folklore e evermore num curtíssimo espaço de tempo? não saberemos).

FLOWERS for VASES/ descansos é aquele álbum gostoso para você ouvir num fim de tarde apreciando uma companhia ou, quem sabe, ingerindo uma ou algumas taças de vinho. Os 43 minutos do álbum passam rápido (mesmo ele sendo “lento”) e da aquele gostinho de quero mais, nos fazendo repetir de novo e de novo. Acima de tudo, transparece amadurecimento e um lado de Hayley que não havia sido abordado anteriormente. Ela troca a raiva exposta em Petals for Armor pelo reconforto.

Hayley Williams – FLOWERS for VASES/ descansos

Lançamento: 05 de Fevereiro de 2021
Gravadora: Atlantic
Gênero: Folk / Country Folk
Produção: Daniel James

Faixas:
01. First Thing To Go
02. My Limb
03. Asystole
04. Trigger
05. Over Those Hills
06. Good Grief
07. Wait On
08. KYRH
09. Inordinary
10. HYD
11. No Use I Just Do
12. Find Me Here
13. Descansos
14. Just A Lover