TV Audiograma

Bel_Medula lança o artístico “Clitóris”, novo clipe extraído do álbum Pele / Osso

Bel_Medula segue firme no processo de promoção de seu álbum de estreia. Após os vídeos de “Pança Cheia”, “Falta Pele”, “Eu Vou Contar” e “Silêncio Lugar”, o projeto encabeçado por Isabel Nogueira libera com exclusividade no Audiograma o clipe de “Clitóris”.

A faixa é um reggae dub com delays que possui experimentações guiadas por uma voz sussurrada. Para ilustrar, um vídeo gravado no começo do ano, antes da pandemia causada pelo COVID-19, e dirigido pela VJ Paula Pinheiro. Nele, vemos uma espécie de ‘corpo virtual’, que interage com Bel_Medula em uma performance sugestiva. “A música foi colocada sob um cenário composto por camadas de diferentes tipos de plástico, que conforme a textura oferecem interações diversas com a luz do set e das projeções. Este conjunto cria paisagens oníricas de plástico, reflexão e refração de luz. Na edição foram selecionados trechos das improvisações em set que se destacaram, montando-os de forma a seguir o fluxo de loopings que compõe a música e sua temática”, revela a diretora. Importante ressaltar que o material usado no cenário é sustentável: “se trata de um apanhado de plásticos para experimentação que o coletivo foi reunindo em diversas produções, alguns são reciclados, outros foram reutilizados para experiências com luz natural e projeção em espetáculos e performances”, explica Paula.

De acordo com Isabel, a música e o clipe possuem uma fluência em suas produções e o trabalho produzido por Paula anteriormente lhe pareceu ideal para a canção. “Paula e eu tínhamos trabalhado juntas em um espetáculo de dança e fiquei encantada com seu trabalho de projeções ao vivo sobre os bailarinos. Fiz o convite para que ela criasse o clipe de ‘Clitóris’, pensando na ideia da interação das luzes com a projeção, e conversamos bastante sobre como faríamos para trazer para o vídeo a ideia da performance ao vivo, combinada com o mergulho de intimidade que a canção propõe. Foi aí que ela propôs o trabalho com os plásticos para a criação de camadas e decidimos que a própria gravação do clipe teria este clima de performance ao vivo”, revela. “A gravação durou uma tarde e uma noite, naquele momento Victor, Paula, Carol e Juliane eram a ‘minha banda’, me conduzindo, sugerindo, interagindo, propondo, experimentando. Ouvíamos a música e nos deixávamos levar, criando juntes uma narrativa imagética para a canção”, lembra a artista.

Compositora, cantora, multiinstrumentista, produtora musical e musicóloga, Isabel Nogueira passeou por vários projetos voltados para a música e a arte antes de dar origem ao Bel_Medula, nome pelo qual lançou o seu primeiro álbum, Pele / Osso, que saiu no ano passado.

Ficha técnica:

Produção e direção artística: Paula Pinheiro
Direção de acting: Victor Kayser
Styling: Victor Kayser
Make-up artist: Juliane Senna
Câmera e fotografia: Carol Zimmer e Carlos de Los Santos
VJing: Paula Pinheiro
Edição e montagem: Paula Pinheiro e Thaísa Ennes

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *