Reviews

Review: Harry Styles – Fine Line

Após um primeiro álbum com influências óbvias e perfeitamente calculadas de bandas de rock clássico tanto na sonoridade quanto nas letras, Harry Styles usa o seu segundo trabalho – Fine Line – para mostrar suas novas inspirações: rock psicodélico com solos intermináveis de guitarra e um ótimo apelo pop para falar sobre suas expectativas românticas e reflexões sobre como ele está sozinho.

Seu medo de estar só é explícito na faixa de abertura do disco. A frase “I don’t want to be alone when it ends” escondida em meio a melodia animada e aos backing vocals de “Golden” pode ser visto tanto como uma auto reflexão quanto um pedido para que uma terceira pessoa não o deixe, algo que é trazido de volta na trilogia “Cherry”, “Falling” e “To Be So Lonely”.

“Golden” é seguida por “Watermelon Sugar”, música de refrão fácil com trompetes e trombones acompanhando, “Adore You”, primeiro single do álbum e talvez o que se pode encontrar de mais pop no disco: o instrumental à la “Style”, escrita por Taylor Swift sobre o relacionamento dos dois, se equilibra com a letra feliz sobre, como o próprio título da música diz, adorar alguém.

“Lights Up”, a quarta faixa do álbum, pode ter causado estranhamento dos ouvintes em seu lançamento devido à sonoridade inesperada e ao refrão singular, mas se encaixa na proposta do álbum (funciona melhor quando ouvida no contexto do disco do que isolada das outras faixas) e mostra Styles em reflexão sobre si mesmo enquanto canta para “dar um passo para a luz”.

“Cherry” traz uma leve semelhança com o álbum For Emma, Forever Ago, do Bon Iver, ao mesmo tempo que emula o instrumental de “Sweet Creature”, música de seu disco anterior, Harry Styles (2017), ao refletir sobre o fim de um relacionamento. Já “Falling” mostra o cantor vulnerável, talvez no momento mais emocional do disco, acompanhado de um piano enquanto canta que “sabe que escreve muitas músicas” sobre alguém e se questiona se é alguém que nem ele mesmo quer por perto, trazendo de volta o tema da solidão abordado em “Golden”. “To Be So Lonely”, outra faixa com um instrumental animado, vem acompanhada por uma letra melancólica, onde Harry, ao mesmo tempo que fala sobre como é difícil estar tão sozinho, admite ser arrogante e se culpa por estar sozinho, completando a trilogia sobre relacionamentos e solidão iniciada em “Cherry”.

O momento depressivo do ex-One Direction se transforma em “She” que, juntamente com “Cherry”, é uma das músicas de destaque do álbum, com um solo de guitarra de dois minutos que parece ter sido influenciado não apenas pelos discos psicodélicos do Pink Floyd, banda da qual Harry é assumidamente fã, mas também no Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club, dos Beatles, na qual o cantor fala sobre sonhar acordado com alguém.

“Sunflower, vol. 6” parece ter saído diretamente do último álbum do Vampire Weekend, Father of the Bride, enquanto “Canyon Moon” é outra música de melodia animada, descrita por Harry para a Rolling Stone como a favorita de Stevie Nicks em seu novo álbum.

Finalmente, chega-se a “Treat People With Kindness”, que poderia facilmente ter sido escrita por Paul McCartney caso ele tivesse usado o slogan de Styles durante seus tempos de Beatles. As palmas e o coral na faixa lembram “Hey Jude”, porém Harry tem a capacidade de transformar isso em uma mera lembrança, inserindo seu próprio carisma enquanto imagina um lugar onde todos serão gentis uns com os outros e grita animadamente para que o coral repita o refrão.

“Fine Line”, a faixa título, fecha o álbum com Harry dizendo que “vamos ficar bem”. Talvez a intenção de Styles fosse afirmar ao ouvinte que tudo vai funcionar, mesmo depois do fim de década bagunçada pelo qual o mundo passa, mas depois de tanto falar sobre como se sente sozinho, a frase parece mais uma auto afirmação de que, acima de tudo, ele ficará bem.

Harry Styles – Fine Line

Lançamento: 13 de dezembro de 2019
Gravadora: Columbia/Erskine Records
Gênero: Pop/Rock
Produção: Jeff Bhasker, Kid Harpoon, Tyler Johnson, Greg Kurstin, Mitch Rowland e Sammy Witte

Faixas:
01. Golden
02. Watermelon Sugar
03. Adore You
04. Lights Up
05. Cherry
06. Falling
07. To Be So Lonely
08. She
09. Sunflower, Vol. 6
10. Canyon Moon
11. Treat People with Kindness
12. Fine Line

Comentários