Como já é tradição em nosso #LISTÃO, a gente tenta brincar de Mãe Dinah e apontar o que podemos esperar do novo ano que se aproxima.
É certo que 2020 promete ser um ainda ainda mais intenso que este 2019 e, no mundo da música, isso não será diferente. Entre shows, novos álbuns, voltas sonhadas, artistas que podem despontar, tendências e alguns sonhos, listamos algumas coisas que podemos esperar de 2019 para que você já vá preparando o espírito, os ouvidos e, em alguns casos, o bolso também.
Abaixo, você vê a nossa seleção.
# O melhor Lolla que já tivemos no Brasil?
Ainda que os headliners – no caso Strokes e Guns N’ Roses – causem certos questionamentos, é possível afirmar que o lineup do Lollapalooza Brasil 2020 mais acertou do que errou em seus nomes, principalmente quando levamos em conta o chamado “meio de campo” do cartaz, ou seja, os artistas que tocarão durante o dia. Nomes como IDLES, BROCKHAMPTON, King Princess, Kacey Musgraves, City And Colour e o surpreendente The Hu tornam a experiência de chegar cedo ao festival bem interessante. E ainda tem Lana Del Rey, James Blake, Travis Scott…
# Um ano com álbuns esperados!
O 2020 nem começou, mas a lista de lançamentos já está bem interessante: Greta Van Fleet, My Blood Valentine, Dua Lipa, Kesha, Lady Gaga, Normani e Twenty One Pilots são só alguns dos que devem lançar materiais inéditos ao longo do ano. Ainda temos os prováveis retornos de Pearl Jam e Evanescence, novos álbuns da Halsey, Green Day, Tame Impala, The 1975, Peter Bjorn & John, Weezer, Alanis Morissette e Selena Gomez, só para citar outros nomes.
# Rihanna, Beyoncé, Timberlake, Britney e os comebacks no pop
Será que o aguardado R9 enfim verá a luz do dia? Beyoncé lançará os seus projetos secretos? Justin Timberlake lançará um novo álbum? Britney Spears retomará a carreira? O universo pop se faz essas perguntas para 2020 e, apesar de alguns desses artistas já terem dado várias pistas, nada até o momento foi confirmado de forma oficial.
# Harry Styles e Taylor Swift no Brasil
Até o momento, esses serão os dois grandes momentos solo no Brasil em 2020. Primeiro, vem Taylor Swift com a turnê do álbum Lover com apresentações em São Paulo no mês de julho. Depois, vem Harry Styles para promover o seu segundo álbum solo e, assim como Taylor, deve ter lotação máxima nos seus shows. O certo é que dois dos maiores nomes do pop na atualidade estão com o Brasil na rota, para a alegria dos seus fãs e de quem gosta de um bom espetáculo.
# O ano da Kali Uchis vem aí!
A Kali Uchis explodiu em 2018 e, em 2020, lançará um segundo álbum e tocará no Lollapalooza Brasil. Com todo o talento demonstrado em seu primeiro álbum, a chance é de um ano ainda mais positivo para a cantora em 2020. É um nome que vale a pena ficar de olho, pois promete causar (no bom sentido da palavra).
Halsey é um dos nomes com álbuns que chegam em 2020. O ano promete ser bem movimentado!
# As mulheres tomando de assalto o rock nacional
As minas roqueiras vão fazer esse estilo voltar à moda no Brasil. Não é de hoje que elas pedem espaço na cena e nos mostram que bons nomes não faltam para alimentar essa conversa. Um bom exemplo é o Violet Soda, que lançou o seu primeiro álbum por agora e pode fazer o rock voltar a ser popular e atraente pros jovens no Brasil, abrindo portas pra uma nova onda de bandas. Vale lembrar também de nomes como BRVNKS, The Mönic e Sapataria!
# O crescimento do Brega Funk no Brasil
Se você mora no Brasil e não esteve isolado em 2019, deve ter ouvido falar do Brega Funk. O estilo vem ganhando cada vez mais espaço em meio ao funk tradicional, o sertanejo e o axé. O estilo mostra, mais uma vez, a força e a importância do nordeste em nossa cultura. Já neste ano, observamos alguns artistas se aproximando do gênero de alguma forma – seja gravando algo no estilo ou convidando artistas do estilo para alguma canção – e isso deve ser ainda mais intenso ao longo de 2020.
# A internacionalização da Pabllo Vittar
O flerte já foi dado em 2019 com parcerias e um EP trilingue. Em 2020, Pabllo Vittar deve mergulhar de vez em uma carreira internacional e tudo isso já começa com apresentações nas edições vizinhas do Lollapalooza (Chile e Argentina) além de um show no Estereo Picnic, na Colômbia. Aos poucos, Pabllo vai aparecendo no mercado internacional com entrevistas ou shows e, tudo isso aliado as suas músicas, tem tudo para transformá-la em mais um nome brasileiro de força no mercado gringo.
# Um mercado de shows ainda mais movimentado
A gente sabe que os preços ainda estão impraticáveis, principalmente com o dólar na casa dos R$4, mas é difícil que isso afete o mercado de shows internacionais no país. O ano nem acabou e 2020 já conta com diversos nomes acertados, ingressos vendidos e expectativas lá no alto. McFly, Backstreet Boys, Maroon 5, KISS, Metallica, Greta Van Fleet, Billie Eilish, todas as atrações internacionais do Lollapalooza… esse mercado segue aquecido e deve ser ainda mais intenso ao longo de 2020. Duvida?
# Belo Horizonte de volta a cena de shows internacionais?
Quando se fala em shows, todo o público mineiro fica de olho nas agendas internacionais esperando pela visita dos seus nomes preferidos. Como um bom veículo mineiro, o Audiograma também fica de olho e aguardando por vários nomes passando pela capital mineira mas, atualmente, o polo mineiro de shows internacionais tem sido Uberlândia. Se isso mudará no próximo ano nós ainda não sabemos mas, até o momento, apenas o Metallica das grandes atrações confirmadas passará pela cidade em abril.
Veja na página seguinte a lista com as playlists do ano!