Reviews

Review: Denzel Curry & Kenny Beats – UNLOCKED [EP]

Colaborações no hip-hop são frequentes, sendo que, algumas destas se tornam discos históricos, cultuados até hoje. Madvillainy (2004) e Watch the Throne (2011) são apenas alguns exemplos de parcerias entre rappers e produtores que acabaram dando super certo; fato é que esse tipo de projeto sempre desperta interesse e surpreende, já que podemos ver artistas agindo de formas que não estamos acostumados. Nos últimos dias, tivemos mais uma chance de conferir esse tipo de trabalho: estou falando de UNLOCKED, que envolveu os amigos Denzel Curry e Kenny Beats.

UNLOCKED foi anunciado no começo do mês de Fevereiro, e desde então já despertou expectativas; afinal, estamos falando de dois nomes que atualmente movimentam a cena do rap não apenas pela quantidade de trabalhos realizados nos últimos tempos, mas também por conta da qualidade exibida em seus projetos.

Denzel Curry, mesmo com apenas 25 anos, já é um veterano, tendo lançado quatro discos de estúdio em um curto espaço de tempo; o mais recente deles, ZUU, foi tranquilamente um dos melhores álbuns do ano passado, e não apenas reafirmou o status de estrela em ascensão de Denzel, mas o colocou no patamar dos melhores rappers da atualidade. São poucos artistas que conseguem unir a capacidade vocal e a habilidade em variar o estilo das rimas como Curry faz nas suas músicas.

Kenny Beats possui uma trajetória ainda mais meteórica; até 2017, o seu nome estava ligado muito mais em produções do EDM; ele se destacou no duo Loudpvck, tocando nos principais festivais do gênero; foi nesse ano também que um remix de “Paris”, do The Chainsmokers, fez com que ele se tornasse mundialmente conhecido. Entretanto, ele não parou por aí, e sua paixão pelo hip-hop o fez focar cada vez mais no estilo; Kenny já produziu para artistas como Vince Staples, Freddie Gibbs, Gucci Mane, JPEGMAFIA e Rico Nasty, e a excelência em suas produções o tornaram um dos produtores mais procurados e respeitados da cena.

Analisando o ponto em que ambos se encontram em suas carreiras, era de se esperar em UNLOCKED um projeto criativo e que mais uma vez demonstrasse o talento dos dois, e é exatamente isso que acontece aqui. Mesmo com apenas 18 minutos e oito faixas, o EP explora quase todas as virtudes de Denzel Curry e Kenny Beats. Na primeira metade, o ponto central são as letras ácidas e que abusam do braggadocio, com o rapper ressaltando a sua importância dentro do gênero. Destaques para “Take_It_Back_v2” e “Pyro (Leak 2019)”, com o seu refrão viciante.

Na segunda metade de UNLOCKED, apesar do lirismo também ser de alto nível, aqui o que se destaca são os beats e as camadas sonoras interessantes que Kenny adiciona às faixas. “So.Incredible.pkg” e sua mistura de sonoridades lembra MF DOOM. Entretanto, é com “Track 07” e “’ Cosmic ‘ . m4a” que conseguimos observar toda a aptidão como produtor de Kenny, com linhas de baixo que deixam as melodias caminhando entre o jazz e o funk.

UNLOCKED pode não ser uma experiência tão imersiva, até por ser um EP. Entretanto, é um ótimo cartão de visitas pra que você conheça dois artistas que cada vez mais demonstram o seu valor, e expandem seu espaço dentro de um gênero onde talentos são vastos. Fica a curiosidade em ver mais parcerias de Denzel e Kenny daqui pra frente, já que UNLOCKED deixa uma ótima impressão.

Denzel Curry & Kenny Beats – UNLOCKED

Lançamento: 7 de Fevereiro de 2020
Gravadora: PH/Loma Vista
Gênero: Rap
Produção: Kenny Beats

Faixas:
01. Track 01
02. Take_it_Back_v2
03. Lay_Up.m4a
04. Pyro (Leak 2019)
05. DIET_
06. So.Incredible.pkg
07. Track07
08. ‘Cosmic’.m4a

Comentários