Capa de Raven, álbum da Kelela.
Reviews

Review: Kelela – RAVEN

No cenário musical, faziam ANOS que não éramos agraciados com uma obra que transcende as convenções tradicionais e levam a um território totalmente desconhecido.

O álbum Raven, da cantora/compositora Kelela, é uma dessas criações audaciosas que desafia as expectativas e nos transporta para uma experiência transcendental.

Com composições lineares e uma identidade visual enigmática, este trabalho extremamente artístico nos convida a mergulhar em um mundo novo e intrigante. A experiência por si se inicia na capa do álbum, onde ela te faz muitas perguntas com uma simples imagem que te olha e te questiona e te faz pensar e pensar.

As composições são verdadeiras obras-primas da música experimental. A abordagem linear, por mais desafiadora que possa parecer, revela-se uma escolha genial, pois permite que cada faixa se desenvolva organicamente, sem concessões ao convencionalismo. Um exemplo claro disso está presente na faixa “On the Run”, que te leva para uma viagem alucinante no banco de trás de um carro em uma estrada escura cheia perguntas sem respostas.

Cada nota, cada progressão, é cuidadosamente elaborada para criar uma atmosfera densa e envolvente, que pega o ouvinte em seu subconsciente desde o primeiro acorde até o último suspiro. A ousadia da artista em desafiar estruturas tradicionais é louvável e nos presenteia com uma experiência sonora inigualável.

Além da proposta musical, Raven apresenta uma identidade visual enigmática com tons que complementa perfeitamente a atmosfera do álbum. A capa intrigante e os elementos visuais presentes no encarte transmitem uma sensação de mistério e despertam a curiosidade.

Cada detalhe foi pensado com maestria, desde as cores escolhidas até a tipografia utilizada. Essa coesão entre o visual e o sonoro reforça a imersão proporcionada pelo álbum, transportando-nos para um universo estético único. A capa do disco te leva para uma ideia de imersão que te faz pensar sobre ele quando visto em conjunto com o restante da obra, e uma imagem realmente difícil de esquecer.

A verdadeira genialidade de Kelela reside na sua habilidade de desafiar as convenções e quebrar os paradigmas da música/identidade visual. A sua capacidade de reinventar a cada faixa é impressionante, sendo a experimentação um elemento-chave nesse álbum, onde a artista navega com destreza por diferentes acordes, fundindo-os de forma extremista e surpreendente.

O álbum pode ser considerado como um marco para a evolução musical de Kelela. Em um ponto de vista totalmente pessoal, ele pode ser o responsável por abrir um novo leque de trabalhos de outras artistas dentro do mesmo segmento. É incrível ver como a arte pode ultrapassar limites e sempre surpreender positivamente.

Cada faixa é uma jornada singular, capaz de evocar uma ampla gama de emoções e questionamentos. A audácia da artista em desafiar o status quo é inspiradora e nos convida a repensar os limites da arte. Eu digo por experiência própria, esse é um daqueles álbuns que indicamos para todos, porém a absorção vai depender totalmente da própria pessoa, já que ele não soa como nada que já tinha ouvido, sendo realmente uma viagem experimental diferenciada.

Raven é uma obra-prima!

Kelela – RAVEN

Lançamento: 10 de fevereiro de 2023
Gravadora: Warp Records
Gênero: R&B, Eletrônica
Produção: Kelela, Asmara, Yo van Lenz, LSDXOXO, Bambii, Florian TM Zeisig, Brandon Peralta, Kaytranada, Khalí Carela, AceMo, Fauzia, Paris Strother, Badsista, Mocky.

Faixas:
01. Washed Away
02. Happy Ending
03. Let It Go
04. On the Run
05. Missed Call
06. Closure
07. Contact
08. Fooley
09. Holier
10. Raven
11. Bruises
12. Sorbet
13. Divorce
14. Enough for Love
15. Far Away