Para os olhos desatentos, a música “Louca Por Você”, feat entre as artistas baianas Lua Novaes e Gabriela Lima, pode parecer apenas mais uma melodia animada acompanhando uma letra que romantiza o amor que comete loucuras. Mas não é!
Nas subjetividades desta obra, podemos perceber a essência que compõe a parceria entre duas mulheres que enxergam o amor de formas completamente diferentes, e ainda sim respeitam a forma de amar uma da outra. Letra, clipe, estratégia de lançamento e até conteúdos e dancinha no Tik Tok, são diversas linguagens que passam o mesmo questionamento: será que ser louca (de amor) por alguém vale a pena mesmo?
Leia mais: Acompanhe as postagens de Lua Novaes sobre relacionamento e não monogamia.
Lua é uma multiartista bissexual e não monogâmica. Gabriela uma cantora bissexual e monogâmica. Para uma, “Louca Por Você” fala de abuso, violência e dependência emocional. Para outra, fala estritamente de amor. Em uma trama – porque o clipe parece trailer daqueles filmes de romance sofrido e cheios de idas e vindas, elas nos mostram o final do relacionamento que todos nós já tivemos, visceral, com direito à beber guardando as fotos e queimando as cartinhas (quem nunca?).
Eu tenho textos e mais textos falando de você.
Eu tenho textos e mais textos falando que eu não conheço você.
Eu tenho textos e mais textos falando da vantagem que foi te perder.
Eu tenho textos e mais textos dizendo que eu ainda amo você.
Eu tenho textos e mais textos dizendo que agora sim eu conheço quem tu é.
Eu tenho textos e mais textos afirmando que não te quero mais.
Eu tenho textos e mais textos surtando que você é a minha vida.
Eu queimo textos e mais textos e você nem imagina o que isso significa.
Quando o relacionamento acaba antes de terminar
O trecho da letra acima mostra a dura realidade que nem todos estão prontos para perceber. A romantização das relações intensas e turbulentas traz confusão, naturaliza a troca de ofensas (muitas vezes violentas) e a falta de diálogo entre um casal, afinal quem nunca precisou adivinhar o que o outro estava pensando? Ao mesmo tempo, o momento de “exorcizar” esses sentimentos no clipe se mostra de uma forma muito bonita e libertadora, de autoconhecimento eu diria. O fogo também ganha destaque, se dividindo entre os significados: paixão ardente X termino que queima e destrói.
Apesar disso, em todas as outras cenas Lua e Gabriela dividem momentos de angústia e memória. Sempre que uma parece estar feliz, a outra passa a deixar de sorrir, porque como diz aquele ditado, quando uma não quer, duas não dialogam a relação. “Louca por você é uma amostra dos amores que tiram nossa sanidade e são romantizados pela sociedade. Aquele “amor” confuso, onde os sentimentos opostos se misturam e se emaranham; raiva, saudade, paixão, medo, abuso e amor, coexistindo num só coração”, compartilha Lua.
Com esse conflito posto, as compositoras da música propõem um embate sobre o que é o amor, onde está a saúde desse amor e como representar essa dualidade num só clipe. E nasce assim, o fim de uma relação louca, que deixa marcas, memórias boas e ruins e que faz as personagens precisarem se refazer e se reestruturarem em frente às câmeras, cada uma à sua maneira.
O que é ser louca por alguém?
Ao final da reflexão me pergunto o sentido, mais profundo, de enlouquecer de amor. Se no início eu perguntei se vale a pena, agora eu questiono porque é tão bom amar de forma visceral e entregar tudo de si?
Para essa pergunta, a minha resposta eu encontrei no livro Mulheres Que Amam Demais, de Robin Norwood. Nele, a autora compara a forma de amar da maioria das mulheres ao vício em drogas, explicando essa correlação com exemplos reais das pacientes dela, mulheres que na infância vivenciaram traumas relacionados à lares desajustados e ao abandono. Robin nos diz que amar demais é a repetição do que cada uma de nós viveu na infância somado ao incentivo social e patriarcal de servir.
Enlouquecer por amor, na verdade é o único jeito que enxergamos para sermos vistas. A notícia boa é que existem outras, muitas outras. E músicas como esta, que refletem e conscientizam sobre como lidamos com o amor, fazem parte do início de uma longa mudança de mentalidade social, e pessoal.
Informações sobre a música e o clipe
A canção foi gravada no estúdio Casa da Árvore, conta com arranjo e direção musical de Dudu Reis (@cavaco.dudu), mixagem e masterização de André Tiganá (@tiganaandre) e coro de Adriana Novaes, Artemísia e Patrícia Sampaio. “Louca por você” integra o conjunto de lançamentos do ano de 2021 de Gabriela Lima, o EP Vertentes, e inicia a jornada de lançamentos autorais de Lua Novaes.
Com direção criativa de Lua Novaes, roteiro de Nitorê Akadã (@nitoreakada), direção de fotográfica de Catarine Brum (@brumcatarine) e direção, câmera e montagem de Loke (@lokewolf), ambos da produtora audiovisual Iaí?! (@iaiproducao), o clipe aborda a separação e a forma como cada uma se reestrutura no fim, bem como memórias boas e ruins que constroem a relação. Retrata, através das cores laranja e amarelo, as diferentes perspectivas das personagens, com direção de arte e figurino de Iasmine Carvalho (@florfuturista) e maquiagem de Gabriel Brayner (@bbird_makes_).