TV Audiograma

Jona Poeta dá visibilidade a afetos plurais e transforma amores invisíveis no clipe de “Catarse”

O cantor e compositor Jona Poeta segue trazendo seus sentimentos como um livro aberto em suas canções. Após refletir sobre questões de saúde mental em “Não pare agora”, o artista se debruça sobre a temática da exclusão afetiva no vídeo para a faixa “Catarse”.

Presente em seu EP de estreia, Soltei, a música ganha outras possibilidades narrativas sob direção de Kamila Novaes e com a atriz Maiteh Carraro trazendo a sua vivência enquanto mulher trans para o roteiro.

Composta por Jona ao lado da produtora musical Dandara Manoela, a faixa surgiu durante um momento de confusão sentimental na vida do cantor, após o término de um relacionamento. Ao saber da dor de seu ex, ele se sente menos sozinho no carregar do fardo de um coração partido. Originalmente inspirada por um relacionamento vivido pelo artista e que nunca foi legitimado – daí a expressão de ressentimento na letra -, o clipe ganha uma amplitude ao abarcar outras narrativas e dar visibilidade a diversas formas de amor.

“Por alguns cruzamentos com pessoas trans, pessoas negras e outros marcadores de diversidades, participantes de projetos voluntários de mentoria profissional que conduzo em paralelo com foco nesse público, eu notei que a exclusão afetiva que eu vivi nesse relacionamento era uma vivência compartilhada também pela Maiteh enquanto mulher trans e pessoa negra. Mostramos a jornada de uma mulher trans para se libertar de um relacionamento abusivo e não-legitimado pelo parceiro”, revela Jona.

As questões afetivas e identitárias são ponto de partida para Soltei, o primeiro EP de Jona Poeta. Lançado em 2020 juntamente de um e-book, o trabalho narra o processo de autoconhecimento e aceitação de Jona diante da sua sexualidade e do próprio fazer artístico. Ele segue preparando outras novidades a serem lançadas em breve.