TV Audiograma

Kunumí MC canta sobre a luta dos povos indígenas em “Xondaro Ka’aguy Reguá”

Werá Jeguaka Mirim é o nome de Kunumí MC, que lança neste mês o single “Xondaro Ka’aguy Reguá (Forest Warrior)”.

Falando sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil e todo o seu histórico desde a chegada dos portugueses, o single chega acompanhado de um clipe. “O vídeo tenta mostrar a diferença que é para o indígena entre viver na aldeia e na cidade. Aqui, na aldeia, o indígena vive melhor, porque esse é o nosso lugar. Não só o nosso lugar, mas deveria ser o lugar de todo mundo, né? A natureza, né?”, diz Kunumí.

Toda cantada em guarani, a faixa tem uma letra que carrega toda uma história de luta. “A letra é uma letra forte, fui eu que escrevi, mas as palavras não são minhas, né? Junto comigo vem a ancestralidade, o meu povo sofrido, e isso me faz fortalecer e a cantar mais e mais, não desistir”, afirma o rapper. “Quando eu canto, não canto sozinho. Quando eu canto, na minha própria língua, junto vem o meu povo do passado, massacrado e escravizado, que sofreu muito e me traz força pra cantar e pra escrever”, completou.

A produção da música é assinada por Fadel Dabien e conta com samples de violino indígena com referências de trap music e reggaeton unidos ao canto Guarani. O clipe de “Xondaro Ka’aguy Reguá (Forest Warrior)” tem a direção de Bruno Silva e Gabe Maruyama, da Angry Films.

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *