Capa de Like a Prayer, álbum da Madonna.
Reviews

Review: Madonna – Like a Prayer

Life is a mystery everyone must stand alone i hear you call my name and it feels like home…

Transgessor, ousado, polemico e reconhecido como o ponto zero da musica pop, Like a Prayer é o quarto álbum de estúdio da rainha do pop Madonna, lançado em 1989.

O trabalho foi um marco na carreira da artista, apresentando uma sonoridade mais madura e explorando temas como religião, sexualidade e amor. Considerado por muitos como uma obra-prima musical, o álbum captura a versatilidade artística e a expressividade vocal de Madonna, apresentando uma variedade de estilos musicais, desde o pop e o dance até o gospel e o funk, combinados com letras impactantes.

Outro ponto a se exaltar é o fato de que Madonna criou este universo durante um processo turbulento de divórcio. Em algumas entrevistas, membros da equipe chegam a afirmar que a rainha interrompia as gravações para chorar.

A faixa-título, “Like a Prayer”, é um dos destaques do álbum. Com seu arranjo épico e letra provocadora, a música aborda questões de fé, redenção e liberdade pessoal. A voz poderosa de Madonna transmite emoção e paixão, adicionando uma camada adicional de intensidade à música. A faixa, inclusive rendeu um de seus mais polêmicos clipes, resultando no rompimento de um contrato milionário com a Pepsi. Curiosamente, reza a lenda que o valor nunca foi devolvido (risos). De toda forma, a dívida deve ter sido esquecida quando ela topou se apresentar no SuperBowl.

Outra faixa MARAVILHOSA é “Express Yourself”, uma música empoderadora que encoraja a autoexpressão e a independência. Com uma melodia viciante e letras afirmativas, Madonna transmite uma mensagem de empoderamento feminino, tornando-a um hino de sua carreira. A faixa também rendeu um icônico clipe. Madonna estava em seu ápice criativo e conseguindo canalizar sua força e sua dor, transformando na mais pura expressão artística.

O álbum também traz uma colaboração com o lendário Prince na faixa “Love Song”. A química entre os dois é evidente e a música combina influências do pop e do funk de forma envolvente, criando um dueto dinâmico. Apesar da boa recepção até os dias de hoje, sentimos que a artista acabou deixando a faixa um pouco de lado. Em minha perspectiva, o álbum cresceu tanto com os singles e com a turnê que a canção acabou ficando sem uma devida atenção.

Além dessas faixas, Like a Prayer inclui outras joias musicais, como “Cherish” e “Oh Father”. Essas músicas mostram a habilidade de Madonna em criar melodias e letras emocionalmente carregadas, adicionando profundidade e emoção ao álbum. Vale destacar a performance emocionante de “Oh Father” que ocorreria um tempo mais tarde durante a Blond Ambition Tour.

Foi exatamente aqui que a historia do pop começou a ser escrita…

Like a Prayer é o álbum que solidificou a posição de Madonna como uma das artistas mais influentes da música pop. Com uma mistura de estilos musicais, letras e performances vocais históricas, ela criou um trabalho artístico que transcende gerações. Através de suas músicas, a artista aborda questões de forma corajosa, tornando-se uma voz para os marginalizados e oprimidos. Like a Prayer é um álbum que continua relevante até hoje, refletindo o seu talento e a sua visão artística duradoura.

Se você é fã de música pop e ainda não ouviu Like a Prayer, este álbum é uma obrigação. Ele oferece uma experiência musical única e um vislumbre do poder e do impacto de uma das maiores artistas de todos os tempos. Hoje os artistas vivem com medo da “Maldição do 4 álbum” mas também correm atrás de ter o “Like a Prayer” de sua discografia.

Capa de Like a Prayer, álbum da Madonna

Madonna – Like a Prayer

Lançamento: 21 de março de 1989
Gravadora: Sire Records e Warner Bros.
Gênero: Pop
Produção: Madonna, Patrick Leonard, Stephen BrayPrince

Faixas:
01. Like A Prayer
02. Express Yourself
03. Love Song Feat Prince
04. Till Death Do Us Part
05. Promise to Try
06. Cherish
07. Dear Jessie
08. Oh Father
09. Keep It Together
10. Spanish Eyes
11. Act of Contrition