O Rolling Stones está em turnê e, além do grande Charlie Watts, outra ausência tem sido notada pelos fãs.
A faixa “Brown Sugar”, uma das queridinhas do público, não tem sido tocada pela banda desde o seu retorno aos palcos. O motivo não é necessariamente novo, mas se acentuou durante os últimos anos: a abordagem a escravidão presente em sua letra.
Muitas pessoas afirmam que o trecho seria algum tipo de celebração ao período ao dizer “Gold coast slave ship bound for cotton fields”, algo como “Navio negreiro da Costa Dourada com destino aos campos de algodão”, em tradução livre. A banda, por sua vez, nega essa intenção.
Em entrevista recente ao L.A. Times, Keith Richards lamentou o que ele considera um grande mal entendido. No papo, o músico afirmou que tem conversado com a comunidade negra sobre o assunto e afirmou a vontade de tocar a música novamente. “Estou tentando descobrir com as irmãs exatamente onde está o problema. Não ficou claro que esta é uma música sobre os horrores da escravidão? Mas estão tentando enterrá-la”, afirmou. “No momento, não quero entrar em conflito por toda essa merda. Mas espero que possamos ressuscitar esta belezinha em sua glória total em algum lugar ao longo do caminho”, completou o músico.
Tocada pela banda desde 1970, “Brown Sugar” não deve ser ouvida pelos fãs nas datas restantes da turnê dos Stones pelos Estados Unidos. A banda conta com oito datas programadas até o fim de novembro, sendo sete em estádios e a última no Circuit of The Americas, complexo automobilístico de Austin, no Texas.