No longínquo ano de 2010, após cinco garotos falharem na categoria individual do talent show The X Factor, Nicole Scherzinger, da girlband Pussycat Dolls, sugeriu que eles fossem colocados juntos e competissem no programa como um grupo, que acabou sendo nomeado como One Direction e se tornou um dos maiores fenômenos pop da década passada.
Apesar de ter entrado em hiato por um tempo indefinido em 2016, o grupo, que venceu centenas de prêmios, vendeu milhares de discos e formou uma enorme fã base, ainda se mostra uma parte importante do cenário da música pop: não demorou muito para os posts anunciando uma surpresa em comemoração ao décimo aniversário da banda atingissem milhões de curtidas nas redes sociais e que a tag #10YearsOf1D chegasse aos Trending Topics do Twitter mundial.
Durante seus seis anos de carreira, a banda formada por Harry Styles, Louis Tomlinson, Niall Horan, Liam Payne e Zayn Malik foi responsável pelo lançamento de cinco discos, de onde músicas como “What Makes You Beautiful”, “You & I” e “Steal My Girl” foram escolhidas para se tornarem singles. Mas entre as dezenas de músicas gravadas pela banda, algumas das melhores não se tornaram conhecidas pelo grande público.
Veja agora quais são as melhores músicas da One Direction que não se tornaram singles.
“Taken”, do Up All Night (2011)
Up All Night é o disco de estreia da One Direction. Por isso, é lotado de músicas que passam pelo pop rock, eletropop e outras vertentes da música pop, influenciadas por boybands anteriores como Backstreet Boys e até os conterrâneos Beatles. Por isso, é difícil escolher uma música do Up All Night que não tenha se tornado single, já que as melhores músicas do disco foram trabalhadas para divulgação.
Taken, uma balada conduzida por violão que possui a recorrente temática de relacionamentos que existem nas músicas da banda, é uma das poucas músicas que não se perdem no disco.
“They Don’t Know About Us”, do Take Me Home (2012)
O segundo disco da One Direction mostra a banda ainda tentando encontrar seu estilo musical, seguindo desta vez a linha pop rock que continuariam apresentando nos álbuns seguintes.
Apesar de não ter se tornado single, “They Don’t Know About Us”, que também aborda o tema de um relacionamento amoroso e apresenta ótimos vocais de Louis Tomlinson e Niall Horan, acabou se tornando uma das favoritas dos fãs.
“Half a Heart”, do Midnight Memories (2013)
Última faixa da edição deluxe do terceiro disco do grupo, “Half a Heart” repete a fórmula presente nos discos anteriores ao se apresentar como uma balada sobre término de relacionamento, desta vez em meio à um disco que gira em torno do gênero pop rock que consagrou a banda.
Apesar de não possuir os mesmos compositores, a música compartilha do mesmo riff de “More Than This”, música do Up All Night.
“Fireproof”, do Four (2014)
Composta por Louis Tomlinson e Liam Payne, responsáveis por grande parte das letras da One Direction, em parceria com Julian Bunetta, um dos compositores recorrentes do grupo, John Ryan e Jamie Scott, “Fireproof” é definida como uma música “mais introspectiva e madura, com influências do indie rock” pela crítica, se distanciando das músicas para estádio lançadas anteriormente pelo grupo.
Foi disponibilizada como música promocional meses antes do lançamento do quarto disco da banda, Four, e atingiu a marca de 1 milhão de downloads em 24 horas. Mesmo com o sucesso imediato, ela não se tornou single do disco, que teve como músicas de trabalho “Steal My Girl” e “Night Changes”.
“If I Could Fly”, do Made in the A.M. (2015)
Uma atmosfera intimista, construída em torno de um piano e harmonizações vocais diferenciadas das utilizadas anteriormente nas músicas lançadas pela boyband ao mesmo tempo em que aborda temáticas como vulnerabilidade e distanciamento, faz com que “If I Could Fly” seja, assim como “Fireproof”, outra música que não segue a linha de músicas para estádio anteriormente lançadas
Composta por Harry Styles, Ross Golan e Johan Carlsson, a música faz parte do disco Made in the A.M., primeiro lançado após a saída de Zayn Malik do grupo e último lançado antes do hiato.