O ano de 2020 começou animado para o cenário underground de nosso país. Quase no “apagar das luzes” de janeiro, o Quântico Romance divulgou um novo single chamado “Controle”.
Leia mais: Interrogatório – conheça todo o experimentalismo do Quântico Romance
A música consiste na regravação de uma faixa lançada em 2003 pelo Technofactor, um extinto projeto musical. Karlos Júnior, um dos músicos do QR comentou a respeito do single: “Além de retrabalhar as ideias para composição de uma nova letra, cujas alterações foram minimamente razoáveis considerando o atual zeitgeist, acontece que com o passar dos anos todas as gravações originais foram perdidas devido a mudanças e trocas de equipamentos. Sendo assim, vi a oportunidade de regravar e manter os arquivos intactos, a salvo e devidamente backupeados”. Karlos complementou: “Também foi a oportunidade de pegar o “esqueleto” da música feito no FLStudio e acrescentar novos VSTis como o Roland Juno 106, e outras sonoridades retrô”.
A letra de “Controle” é essencialmente uma crítica social que narra o caos urbano e mental no qual nossa sociedade vive. Trata-se basicamente de um desabafo sobre tragédias, injustiças, e decepções causadas e enfrentadas pelo povo brasileiro no cotidiano. É uma reflexão profunda e interessante sobre a situação que enfrentamos em nosso país. A parte instrumental, por sua vez, parece uma mistura entre os ruídos experimentais e dançantes do Kraftwerk, e as viagens alucinantes do Hawkwind.
Uma curiosidade bem interessante é que os samples usados na música são todos da versão feita pela BBC de 1984, o filme de George Orwell. Se o ouvinte se atentar, certamente vai notar na música a presença de alguns jargões como “War is peace” e “ignorance is bliss”.
O single encontra-se disponível em todas as plataformas de streaming e além da nova versão, acompanha a original de 2003 + um remix do Cübus feito à época. Aliás, aproveito a oportunidade para indicar que os leitores se aventurem também na sonoridade do Cübus, que é outra banda brasileira de destaque.