News

Saiu! Dave Grohl lança “Play”, música/projeto solo de 23 minutos

Estava prometido para amanhã, mas saiu hoje o novo projeto solo de Dave Grohl, ex-Nirvana e líder dos Foo Fighters (que estão muito bem, obrigado, e continuam em turnê promovendo o disco Concrete and Gold). Dave voltou às raízes e fez tudo sozinho neste novo trabalho: dirigiu, gravou vídeo, compôs, tocou e gravou todos os instrumentos em uma faixa sem vocais que retrata sua enorme paixão pela música e pelo processo de aprender e se aperfeiçoar como instrumentista, com muita dedicação e persistência. Para quem não sabe, o primeiro disco do Foo Fighters foi feito da mesma forma, com Dave gravando tudo sozinho.

“Para qualquer músico, jovem ou velho, um belo estúdio cheio de instrumentos é como um parque de diversões. Para mim, é como se eu fosse uma criança em uma loja de doces! No mundo inteiro tem essas salas cheias de crianças estudando, treinando e realmente se esforçando para aprender música e eu me inspiro muito vendo esse processo”, afirma Dave.

“Play” é um mini documentário que mostra crianças e adolescentes estudantes de música muito esforçados, estúdios incríveis e a tal música de 23 minutos de duração tocada inteirinha pelo Dave – são sete diferentes instrumentos. No começo do vídeo, os depoimentos abordam justamente essa paixão e dedicação ao estudo da música. Em seguida, vemos a performance impressionante de Grohl, que mesmo já tendo quase 50 anos de idade e sucesso mundial, continua sempre em busca de aperfeiçoamento e criando coisas novas e inovadoras. Por mais que você não goste dele ou do seu som, é inquestionável que o cara merece respeito. Trabalhador e boa pessoa ele é. E talvez também megalomaníaco e workaholic, ok.

A música em si é um “rocão” típico dos Foo Fighters, que não perde a identidade sonora criada por Dave entre 1994 e 1995 e que segue firme e forte até hoje. Tem vários movimentos,  altos e baixos, e achei bem boa. O site de “Play” também é uma plataforma interativa onde você pode ver cada instrumento separadamente e baixar as partituras para praticar em casa. O site ainda oferece uma lista de organizações que recebem tempo (trabalho voluntário), dinheiro e instrumentos como doações para ajudar músicos de todas as idades. Como canção, “Play” já está disponível em streaming e em lojas de download digital, e também vai ganhar uma versão limitada em vinil no dia 28 de setembro.