As melhores produções visuais de 2020

Separamos 20 boas criações entre filmes, documentários e séries, além de alguns bônus especiais.

As produções visuais com temática musical foram um dos pontos altos em 2020. Em um mundo de isolamento social, o público se dedicou ainda mais aos documentários, filmes e séries ao longo do ano.

Como bem sabemos, as produções audiovisuais no mundo da música vão além dos clipes e, por isso, voltamos com a nossa lista de lançamentos interessantes do ano nesta categoria. Além de filmes e documentários, quem gosta de música teve boas séries que abordam esse universo, além de apresentações mais do que especiais e capazes de prender a sua atenção por algumas horas.

Ao longo do ano, divulgamos alguns curtas e docs aqui no Audiograma, mas agora é hora de fazer um apanhado maior. Por isso, selecionamos vinte produções visuais - em ordem alfabética - para você preparar a pipoca, sentar e curtir. Além disso, temos alguns bônus especiais para vocês.

   Aleluia, O Canto Infinito Do Tincoã

O artista baiano Mateus Aleluia, ex-integrante da banda Os Tincoãs, revela detalhes de sua vida na banda, a sua descoberta enquanto artista solo e a sua espiritualidade, tão presente em sua obra. Montado a partir de um acervo especial, o documentário entrega uma bela visão das ações do tempo em Aleluia, nos registros e na sua história.

Direção: Tenille Bezerra.

Onde ver: In-Edit TV

Beastie Boys Story

O documentário repassa a carreira de um dos grandes projetos da música. Lançado em abril, o material é baseado no livro Beastie Boys Book (2018) e foi produzido em parceria com Mike Diamond e Adam Horovitz. Além disso, presta uma bela homenagem ao terceiro membro do grupo, Adam "MCA" Yauch.

Direção: Spize Jonze

Onde ver: Apple TV+

Black Is King

Inspirado em Rei Leão, Black is King acompanha a trajetória de um jovem que encara os momentos mais marcantes da animação em sua vida. Totalmente influenciada pelo afrofuturismo, a produção celebra o encontro do cult e o pop, abordando um assunto de extrema importância de forma criativa, conceitual e marcante. E, para quem se pergunta, Beyoncé interpreta uma figura divina que é onipresente ao longo da história. Se tinha um papel mais adequado para ela, desconhecemos.

Direção: Beyoncé

Onde ver: Disney+

BLACKPINK: Light Up the Sky

A produção mostra um pouco dos bastidores em torno daquele que é, hoje, um dos grandes nomes do k-pop. Infância, o processo de seleção, período de treinamento, estreia e o alcance global: tudo é abordado ao longo dos quase 80 minutos de documentário, ainda que de uma forma meio romantizada. Apesar disso, vale a pena para entender um pouco do funcionamento da estrutura por trás do BLACKPINK e, principalmente, conhecer um pouco mais de Lisa, Jisoo, Jennie e Rosé.

Direção: Caroline Suh

Onde ver: Netflix

Blossoms: Back To Stockport

Em junho do ano passado, os britânicos do Blossoms realizaram um show especial (o maior até hoje) no Edgeley Park, em sua cidade natal, Stockport. É a partir daí que Back To Stockport aborda a história da banda desde o seu surgimento até a aclamação com turnês por diversas partes do mundo e indicações aos prêmios. Tudo isso mesclado com registros feitos durante o show

Direção: Charlie Watts

Onde ver: Prime Video

Break The Silence: The Movie

A turnê LOVE YOURSELF: SPEAK YOURSELF levou o BTS para diversas partes do mundo e rendeu ao grupo coreando alguns recordes especiais. Exibido nos cinemas em outubro, o filme mostra um pouco dos bastidores dessa turnê e, claro, detalhes sobre cada um dos sete integrantes do fenômeno do k-pop fora dos palcos.

Direção: Jun-Soo Park

Onde ver: Indisponível no streaming até o momento.

Emicida: AmarElo - é tudo pra ontem

Mesclando animações, entrevistas e cenas de bastidores, o filme é muito mais do que um projeto sobre o mais recente trabalho de Emicida. Em quase 90 minutos, a produção explora o processo de produção de AmarElo, a história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos e a necessidade de se reinvindicar espaços, como o Theatro Municipal de São Paulo, palco do show de lançamento do álbum.

Direção: Fred Ouro Preto

Onde ver: Netflix

Eurovision: a saga de Sigrit e Lars

Todo mundo já ouviu falar do Eurovision, aquele que é provavelmente o maior festival da canção em todo o mundo. Para muitos, estar ali é um sonho e esse é o pano de fundo da produção original Netflix estrelada por Will Ferrell e Rachel McAdams. Ainda desconhecidos, os cantores Lars (Will) e Sigrit (Rachel) recebem a oportunidade de representar a Islândia na competição e, como um bom filme de comédia besteirol, enfrentam diversos percalços até a disputa.

Direção: David Dobkin

Onde ver: Netflix

folklore: the long pond studio sessions

Taylor Swift resolveu revelar alguns detalhes por trás do álbum folklore. Lançado em novembro, o filme mescla a apresentação de todas as dezessete faixas do álbum com conversas entre a cantora e os produtores Aaron Dessner e Jack Antonoff, que se reuniram pela primeira vez em um mesmo espaço. Reflexões sobre letras, o processo de criação e outros detalhes são abordados no registro. Além disso, o especial conta com o músico Justin Vernon (via stream), durante a apresentação de "exile".

Direção: Taylor Swift

Onde ver: Disney +

Hamilton

Hamilton é, talvez, um dos musicais de maior sucesso nos últimos anos por contar, de uma maneira extremamente criativa, a história dos EUA e de Alexander Hamilton com um olhar atual. Apresentando uma trilha sonora que mescla hip-hop, jazz, R&B e Broadway, a peça criada por Lin-Manuel Miranda se transformou em um fenômeno e isso explica a sua chegada ao streaming em 2020. Filmada no The Richard Rodgers Theatre em 2016, a apresentação agora está ao alcance do mundo e te coloca dentro da Broadway de uma maneira bem especial.

Direção: Thomas Kail

Onde ver: Disney +

Matriz.Doc

A cantora Pitty faz um balanço entre o passado e o presente deste documentário que mescla a história da cantora e compositora baiana com a produção de seu mais recente álbum, Matriz. A artista olha para o seu interior e decide se conectar com sua cidade natal - Salvador -, seus conterrâneos e com a música local. Com esse cenário, o filme é muito mais do que um making of das gravações de Matriz, mas um passeio pela história de Pitty enquanto pessoa e artista.

Direção: Otávio Sousa

Onde ver: Canais Globo e In-Edit TV

Me chama que eu vou

O eterno amante latino mais amado do Brasil ganha um documentário que conta a sua trajetória de 50 anos de carreira. Os momentos mais significativos da vida de Sidney Magal, as transformações na carreira e a vida pessoal do cantor são abordadas por aqueles que vivenciaram e participaram da construção dessa história.

Direção: Joana Mariani

Onde ver: Indisponível no streaming até o momento.

Narciso em Férias

O documentário aborda a prisão de Caetano Veloso, pela Ditadura Militar, em 1968. No dia 27 de dezembro, o músico foi levado de sua casa, em São Paulo, para uma prisão no Rio de Janeiro, onde ficou detido por 54 dias. Agora, o músico revela as suas memórias desse período sombrio da história brasileira e nos diz muito sobre aquele período que alguns insistem em dizer que não existiu.

Direção: Renato Terra e Ricardo Calil

Onde ver: Globoplay

O Som do Silêncio

O filme nos conta a história de Ruben (Riz Ahmed), um baterista que tem uma banda de Heavy Metal com a sua namorada Lou (Olivia Cooke). Pouco antes de começar a turnê, o músico começa a lidar com um grave problema: a perca de sua audição. A partir daí, a história se desenrola tendo como centro a relação de Ruben com a sua nova condição e as coisas que ele mais gosta.

Direção: Darius Marder

Onde ver: Prime Vídeo

Por Trás Daquele Som

Criado em 2014 por Hrishikesh Hirway, o podcast Song exploder nasceu com a premissa de desvendar como as canções são feitas. Neste ano, o projeto se transformou em uma série para a Netflix e já conta com dois volumes no ar. Alicia Keys, R.E.M., Nine Inch Nails e Dua Lipa são alguns dos nomes que aparecem nos programas que, mesmo curtos, são bem interessantes.

Direção: Morgan Neville, Nicola B. Marsh e Jason Zeldes.

Onde ver: Netflix

Sandy e Junior: A História

O ano de 2019 foi de celebração para a dupla Sandy e Junior. No ano em que completaram 30 anos de carreira, os irmãos rodaram o país com uma turnê especial e, em meio a série de shows, produziram também uma série documental que aborda toda a sua história. Registros familiares, shows marcantes, declarações e a busca por novos caminhos fazem parte da série de sete episódios. Para completar, um filme que resume a turnê com músicas que até hoje fazem parte da memória de muitos fãs.

Direção: Douglas Aguillar (série) e Raoni Carneiro (filme/show)

Onde ver: ambos no Globoplay (série | filme/show)

Shawn Mendes: In Wonder

In Wonder te leva para um passeio ao lado de Shawn Mendes. O espectador acompanha o músico canadense ao longo de sua última turnê mundial e vê detalhes dos bastidores enquanto Shawn reflete sobre a fama, relacionamentos, planos para o futuro e trabalha em seu novo álbum. Além do documentário, os fãs ainda ganharam o registro de uma apresentação especial de Shawn em Toronto, no Canadá.

Direção: Grant Singer (doc) e Paul Dugdale (show)

Onde ver: ambos na Netflix (documentário | show)

Sobe na minha moto

Súbete A Mi Moto é uma série de quinze episódios que aborda o surgimento e o alcance mundial do Menudo. Criado em 1977 na pequena cidade de Caguas, em Porto Rico, o grupo serviu como base para as boy bands que existem até hoje. Criando regras nunca antes vistas e um estilo de trabalho que nunca foi implementado, ele desenvolveu um grupo que ainda hoje é referência para outras bandas e, mais do que isso, foi um fenômeno juvenil que revolucionou para sempre a música pop latina.

Direção: Javier Solar e Raúl García

Onde ver: Prime Video

The Eddy

Série francesa com oito episódios, The Eddy nos conta a história por trás de um clube de jazz (de mesmo nome) administrado por Elliott Udo, personagem de Andre Holland. Com uma trilha sonora marcante criada por Glenn Ballard (produtor do Jagged Little Pill, da Alanis Morissette), a série tem uma trama que envolve drama, perseguição policial e, claro, muito jazz. Para completar, ainda tem Damien Chazelle (diretor de La La Land) como produtor executivo e diretor de dois dos episódios da temporada. Tudo isso resulta em uma bela série que foge dos clichês ao unir temáticas distintas em sua produção.

Direção: Damien Chazelle, Damien Chazelle, Laïla Marrakchi e Alan Poul.

Onde ver: Netflix

Ventos que Sopram: Pará

Conduzido pelo músico Felipe Cordeiro, o documentário nos mostra um pouco da rica cena musical contemporânea do Pará, promovendo o encontro dos artistas mais representativos da atualidade, como Dona Onete, Jaloo e Gaby Amarantos. É um registro bem especial e importante da cena musical do paraense e obrigatório para quem quer conhecer um pouco mais da cultura brasileira.

Direção: Renato Barbieri

Onde ver: In-Edit TV

*Bônus*

Além das vinte boas produções selecionadas acima, resolvemos dar um bônus com alguns conteúdos interessantes mais que fogem do tema inicial por algum motivo específico. Abaixo tem álbum e EP visual e um documentário lançado oficialmente no ano passado mas que só foi lançado para o público brasileiro neste ano.

10:39, da Sandy

Sandy pegou todo mundo de surpresa ao lançar um EP especial durante o período de isolamento social. Os momentos de reflexão acabaram se transformando em um trabalho criativo da cantora. Composto por três faixas, o trabalho chegou acompanhado de uma produção visual bem bonita e que reflete bem as angústias, medos e vontades sentidas durante esse período complicado pelo qual passamos.

Direção: Douglas Aguillar

Onde ver: ao lado, no YouTube.

The Weeknd: After Hours (Short Film)

The Weeknd investiu pesado na promoção de seu mais recente álbum, After Hours. Alguns clipes aparecem em nossa lista neste ano, o trabalho de estúdio figura em nossa lista de álbuns e, em meio a tudo isso, o cantor ainda lançou um curta-metragem para a faixa que dá nome ao álbum. O curta mostra os momentos após a apresentação de Abel Tesfaye no programa de Jimmy Kimmel, que ocorreu em janeiro, tudo na mesma levada bizarra que fez parte da era After Hours.

Direção: Anton Tammi

Onde ver: ao lado, no YouTube

Bom Mesmo É Estar Debaixo D'Água (Álbum Visual)

Acompanhando o seu mais recente trabalho de estúdio, a cantora baiana Luedji Luna lançou um registro visual poético para Bom Mesmo É Estar Debaixo D'Água. Provocativo e, ao mesmo tempo, sensível, o trabalho tem roteiro assinado pela artista e a direção de Joyce Prado, nos envolvendo em uma bela narrativa de conexão, amor e respeito.

Direção: Joyce Prado

Onde ver: ao lado, no YouTube

Mystify: Michael Hutchence

Imagens raras e depoimentos de familiares e amigos compõem esse documentário especial sobre Michael Hutchence, o eterno vocalista do INXS. Em pouco mais de 100 minutos, conhecemos um outro lado do vocalista e que, por anos, ficou de lado em prol de uma estranha narrativa vinculada a sua morte. É um retrato importante de um dos nomes importantes da música nos anos 80 e 90 e que tem seu nome eternizado na história.

Direção: Richard Lowenstein

Onde ver: Netflix