Como foi feito o nosso #LISTÃO2020?

Uma carta do nosso editor sobre o ano e o Audiograma.

O ano de 2020 vai chegando ao fim e, como de costume, resolvemos passar a limpo tudo o que aconteceu na música nos últimos meses. Em um período totalmente atípico, a indústria e os artistas precisaram se reinventar para manter a roda girando enquanto o mundo lida com uma pandemia.

Pela primeira vez, a sensação dupla de que o ano passou rápido e, ao mesmo tempo, devagar consegue fazer sentido na cabeça de todos nós. Olhar para trás e pensar no primeiro trimestre parece tão distante. Uma das páginas mais acessadas do Audiograma no ano passado foi a nossa agenda de shows e, se você parar para pensar, essa foi uma editoria praticamente nula em 2020. É louco pensar em como as lives se tornaram algo grandioso e, na mesma velocidade, saturaram. Como uma música recebia o título de hit do ano e, na semana seguinte, já perdia o posto. 2020 foi um ano completamente maluco e isso se refletiu no Audiograma num todo e, claro, nesta lista de fim de ano.

Com tudo e nada acontecendo ao mesmo tempo, fazer esse resumo se tornou um desafio. Ao longo do ano, a cabeça estava na pandemia. No fim do ano, na vacina. Quando não se pensa em um deles, se pensa em política. Foi difícil curtir os refrescos musicais. Em um ano inusitado como esse, até a Fiona Apple resolveu aparecer, veja você. Foi nesse clima que nos reunimos - virtualmente por meio de uma planilha no Google Drive - para colocar no ar várias listas e, nelas, apresentar as músicas, álbuns, shows, clipes, produções visuais, playlists e outros momentos que foram destaque no mundo da música ao longo de 2020. A pluralidade de um site que fala de BTS e Bjork é fruto de sua equipe também diversa que escuta PC Music, heavy metal e música paraense com a mesma intensidade. Isso, claro, se reflete no produto final.

Falando da gente, não foi um ano fácil por aqui. As vidas (e sentimentos) além do Audiograma existem e acabaram se refletindo de forma direta no site e, como não poderia deixar de ser, na lista de fim de ano. Ainda assim, fomos em frente e, repetindo o ano passado, colocamos todas as listas no ar de uma só vez. Teve texto sendo feito durante a madrugada? Teve! Teve texto sendo entregue pelo whatsapp? Teve também. Mas estão no ar as nossas sinceras opiniões sobre esse ano.

Do lado de cá, torcemos para que 2021 seja um ano com mais refrescos e menos preocupações. Que ele nos entregue ainda mais criatividade, reflexões, boas loucuras, apostas interessantes e muita resistência. Espero que você se divirta com essa lista - mesmo se o seu artista favorito não estiver aqui ou apareça em uma posição que você julgue inadequada - e pense nela mais como um guia para aproveitar a boa música do que uma disputa de quem é melhor.

Nos vemos em 2021!

Autores:

Amanda Magalhães
Ana Flávia Miranda
Bárbara Monteiro
Gabrielle Caroline
Henrique Ferreira
John Pereira
Júlia Tetzlaff
Rahif Souza
Yuri Carvalho

Quem votou:

Ana Flávia Miranda
Gabrielle Caroline
Henrique Ferreira
John Pereira
Rahif Souza
Yuri Carvalho

Listão nos anos anteriores:

2019
2018
2017
2016
2015
2014