Reviews

Review: Ramones – Leave Home

O Leave Home sempre será um dos melhores álbuns do Punk Rock e, certamente, um dos que mais marcou minha vida. Não que ele esteja entre os meus favoritos de todos os tempos, mas o álbum lançado pelo Ramones está na lista de discos que marcam minha trajetória.

O álbum foi lançado justamente em 1977, o célebre ano que marcou a história do Punk Rock e durante o qual o mundo foi maravilhosamente bombardeado com o surgimento de grandes bandas, álbuns e singles, que se tornaram inesquecíveis e hoje em dia são verdadeiros clássicos.

Particularmente, vejo o Leave Home como o melhor trabalho da ampla e elogiável discografia dos Ramones. É um álbum que, em sua totalidade, é muito enérgico e contagiante, carregando em si, dessa forma, a própria essência da banda, que é marcada pela velocidade, por uma dosagem de provocação, de alegria, de canções muito curtas e uma sonoridade que, em geral, é simplesmente devastadora.

É difícil escolher qual é a melhor música do Leave Home, porque todas elas são incríveis, e o álbum, como um todo foi um grande acerto dos Ramones. Gosto e recomendo especialmente as icônicas faixas “Gimme Gimme Shock Treatment”, “Suzy Is a Headbanger” e “Pinhead”, pois todas essas se tornaram clássicos atemporais do Punk Rock. Além dessas, faço questão de citar “California Sun”, que foi uma das primeiras músicas do Ramones que eu conheci e pela qual me apaixonei logo de cara.

Aliás, falando sobre as faixas que compõe o Leave Home, acho válido mencionar, a título de curiosidade, que devido ao conteúdo de sua letra, a canção “Carbona Not Glue” é uma das músicas mais polêmicas da carreira da banda. Aliás, os Ramones, assim como outras bandas que compõe o universo do Punk Rock, escreveram letras de teor bastante ousado e ácido, embora também tenham lançado faixas cujo conteúdo é mais sentimental.

Por fim, certamente posso afirmar que o Leave Home garante boas chacoalhadas de cabeça e é uma das maiores pérolas da história do Rock And Roll. Depois de escutá-lo, fica difícil não gostar, ao menos um pouquinho do Ramones. Acredito que esse álbum, por si, já valeria a carreira inteira da banda mas, felizmente, eles nos deixaram outros legados de notável qualidade!

Ramones – Leave Home

Lançamento: 10 de janeiro de 1977
Gravadora/Selo: Sire/Philips
Gênero: Punk Rock
Produção: Tony Bongiovi e Tommy Ramone

Faixas:
01. Glad to See You Go
02. Gimme Gimme Shock Treatment
03. I Remember You
04. Oh Oh I Love Her So
05. Carbona Not Glue
06. Suzy Is a Headbanger
07. Pinhead
08. Now I Wanna Be a Good Boy
09. Swallow My Pride
10. What’s Your Game
11. California Sun
12. Commando
13. You’re Gonna Kill That Girl
14. You Should Never Have Opened That Door

Comentários