Reviews

Review: Rubel – Casas

Um relicário toma conta de Casas, segundo álbum de inéditas do cantor e compositor Rubel.

A casa é sempre um lugar íntimo e, nessa referência, o músico parece bem à vontade para expor sua privacidade e revelar coisas bem pessoais nos versos das letras.

O registro mostra novamente o lado intimista do cantor, mostrando histórias da infância, recordações amargas e desilusões amorosas, reforçando o lirismo característico do trabalho do artista. A voz e violão tão presente no seu último trabalho Pearl (2015), dá espaço para uma nova mistura de samba, MPB e rap em um rico repertório de 14 faixas inéditas.

“Colégio”, música que abre o álbum, é um relato do passado, das vivências agridoces dos tempos de escola. Em sequência Cachorro”, um ritmo meio samba e MPB, embala lembranças de momentos difíceis da vida e como nos sentimos diante disso.

Pinguim” é uma narrativa amorosa, que mais parece um diálogo com a pessoa amada, cantada em  forma de um “samba torto”. A canção Casquinha” merece um destaque especial já que Rubel parece nos contar sobre o seu próprio processo de criação, de errar e acertar e dos seus medos.

Após as primeiras faixas embaladas com muita melodia de MPB e samba, Casas abre espaço para um casamento especial com o Rap entrando em cena nas faixas “Mantra”, com a participação do Emicida, e Chiste”, que conta com a colaboração de Rincon Sapiência. A presença do rap em Casas não se deve somente as ótimas participações, mas é possível perceber como o estilo acabou se incorporando ao jeito de criação de Rubel.

Além dos estilos mencionados, o disco apresenta infinitas possibilidades trazidas pela presença de beats eletrônicos, percussão e até um violino, uma combinação que ficou harmoniosa e enriqueceu o álbum. Por sua vez, o romantismo não ficou de fora e apareceu de forma bem explícita com a bela Partilhar”.

Em uma imersão de nostalgia, o disco nos traz à tona lembranças marcantes e tão presentes ainda em nossas vidas. Casas é um disco envolvente a cada faixa, sendo capaz de prender a atenção desde os primeiros acordes.  

Rubel – Casas

Lançamento: 02 de março 2018
Gravadora: Dorileo / Natura Musical
Gênero: MPB, samba
Produção: Rubel Brisolla e Martin Scian

Faixas:
01 – Intro
02 – Colégio
03 – Cachorro
04 – Pinguim
05 – Casquinha
06 – Batuque
07 – Mantra
08 – Passagem
09 – Explodir
10 – Sapato
11 – Chiste
12 – Fogueira
13 – Partilhar
14 – Santana