Colunas

Neo-Música: você já ouviu Tom Rezende hoje?

Já vou avisando desde já: PREPARE SEU CORAÇÃO!

O primeiro álbum do musico e compositor Tom Rezende, intitulado como Tom, é perfeito para juntar os amigos e fazer aquele churrasco maneiro de final de semana.

O jovem é talentoso e possui uma significativa referência musical. Suas influências permeiam o universo da R&B music, passando pelo soul clássico de Al Green, Barry White e Bill Withers até o frescor e sofisticação dos artistas contemporâneos como Aloe Blacc e Selah Sue.

Tom Rezende faz ainda uma releitura da soul music brasileira, somando à herança do suingue de Tim Maia e Jorge Bem Jor, a poesia marota e o ritmo sincopado presentes nos sambas de Chico Buarque e Lenine, e imprimindo ao trabalho uma nova sonoridade para a MPB.

Esse shake musical traz elementos surpreendentes. É possível notar arranjos tradicionais de samba rock em “Sá Menina” e “Ela é Punk”, funk de raiz em “Beto Lira” e embalos da disco music em “Balada Blues”. Contudo as nuances musicais são responsáveis pelo charme do trabalho do artista como as células rítmicas da música nordestina em “Não Me Tire do Samba”, a sensualidade do rhythm & blues de “Não Faz a Louca” e o canto falado em “O Processo”.

As melodias são complementadas por letras que falam sobre as dores e delícias das conquistas pessoais, sejam no amor ou no dia-a-dia, e trazem bons conselhos de como sobreviver com bom humor.

Eu não tenho uma música preferida. Todas as faixas do álbum me prendem de tal forma que não sei explicar. Acho que é por ser bem dinâmico, pois tem musica para dançar, para cantar junto naquela alegria única com os amigos e por ai vai. Não é aquele tipo de álbum que você vai curtir apenas três canções, mais você vai gostar de todas ou da grande maioria.

Tom é uma das minhas melhores descobertas musicais e que escuto até hoje. Suas musicas são contagiantes, te fazem cantar e isso é o que me faz voltar sempre a ouvir o álbum.

Vamos parar com esse blá, blá, blá e aumenta o som e dá o play:

Ouça e depois vem cá deixar um recadinho sobre, combinado? Vou esperar hein!