TV Audiograma

Exclusivo: Arlanda retoma o curso após dois anos com novo single e clipe

Dois anos e muitos acontecimentos separam o último trabalho lançado pelo projeto Arlanda, a “banda de um homem só” capitaneada pelo produtor e multi instrumentista mineiro Matheus Pinheiro.

Criado em 2014, o projeto surgiu de uma necessidade do produtor de transitar pelas diversas influências musicais construídas ao longo da vida. “Quando formei o Arlanda, optei por fazer uma banda de um homem só por questões de liberdade criativa e por sempre acreditar em um tipo de som que minha mente sempre ouvia internamente mas nunca havia concretizado”, afirma Matheus.

Com uma sonoridade que vai do Rock Alternativo moderno ao Space Rock, o Arlanda tem como principais influências nomes como U2, Angels & Airwaves e Phil Collins, além de nomes nacionais como Skank e SILVA. Tudo isso com muito sintetizador e muitas ideias saindo da mente de Matheus. “Após estudar anos de guitarra e bateria, me arrisquei sozinho em outros instrumentos e me apaixonei pelos sintetizadores, que dão a espacialidade e ambiência das músicas”, revela. “Gosto de som que nos fazem viajar, por isso me aventurei pelo Space Rock. É um estilo que nos provoca profundas imersões individuais e sociais”, completa o produtor.

Após lançar dois EPs – Destino (2014) e Cinesia (2015), o projeto teve dois anos de pausa. Nesse tempo, Matheus acabou se envolvendo na produção do terceiro álbum do mineiro Igor Venal, cujo primeiro single foi lançado em março. No entanto, já era hora de encerrar o processo de hibernação e nada melhor do que fazer isso já com um novo single e clipe.

Através de vários mergulhos e recortes no passado que Matheus chegou a faixa “Chamas”, primeiro single do terceiro EP que ainda não tem data de lançamento definida. A faixa representa um momento especial e puramente familiar para o produtor, que revisitou o seu passado em um clipe com diversos momentos pessoais de sua infância.

O envolvimento familiar também está presente na participação de Rosária Pinheiro, mãe de Matheus, nos vocais de “Chamas”. O clipe, por sua vez, contou com a direção de Dayr Pinheiro (pai) e Daniela Pinheiro (irmã), além do produtor.

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *